osirfoto.jpg (2401 bytes) Paulo Rossi Osir
1890-1959
 


osir.jpg (26234 bytes)
Bonde de Santa Teresa (1946)

     Educado na Europa, tendo estudado arquitetura e pintura na Itália, Inglaterra e França, Rossi Osir retornou ao Brasil em 1927, onde, em São Paulo, integrou a Família Artística Paulista, participando de suas exposições em 1937, 1939 e 1940.

     Fundador da Osirarte, reuniu diversos artistas de São Paulo para a criação de painéis e azulejos, sendo sua primeira encomenda os azulejos do Ministério da Educação, desenhados por Portinari, para o Rio de Janeiro.

     Figurou em diversas mostras coletivas no exterior, em Milão, Paris, Buenos Aires e Nova York.

     Sérgio Millet considerou que Rossi Osir teve papel pioneiro e incentivador (...) na primeira fase da pintura moderna brasileira e, sobretudo, paulista.

     Na primeira imagem abaixo (óleo sobre tela, 45x57 cm) Rossi Osir oferece um trabalho de caráter descritivo, parecendo refletir um encantamento com o pitoresco bairro de Santa Teresa, no Rio, ao representá-lo nesta tela.

     São perceptíveis dois tempos ocorridos na feitura desta pintura: o primeiro, do registro gráfico: desenho com as diversas massas e planos delineados na arquitetura da obra; o segundo, da pintura desse desenho, sem qualquer preocupação de ordem formal, para uma bem sucedida articulação com o instante do projeto da obra propriamente dita. Daí, por conseqüencia, resultam soluções convencionais, do ponto de vista cromático.

Fonte: Museus Brasileiros, vol. 6,
Edição Funarte, Rio, 1982.

.

 

VISITE O BLOG DA PITORESCO