Samson Flexor
1907-1971
.

 
 


    
De origem franco-romena, em sua formação em Paris especializou-se em pintura mural e em arte sacra, tendo cursado a Escola Nacional de Belas-Artes e a Academia Ranson, convivendo com o meio artístico parisiense durante mais de vinte anos.

     Chegando ao Brasil na década de 40, a atividade artística de Flexor se identifica com a fundação, pelo pintor, do Ateliê Abstração, que formaria grande número de pintores interessados na tendência.

     Apesar de residir no Brasil, Flexor realizava regularmente exposições individuais por diversas capitais da Europa, tendo participado de seis bienais de São Paulo, da Bienal de Veneza e da Bienal de Tóquio.

aos_pes_da_cruz.jpg (15237 bytes)

     Na imagem «Aos pés da cruz» (acima, óleo sobre tela) a composição é realizada com a predominância de tons sombrios, cortada por diagonais com uma linha curva sinuosa ascendente, envolvendo as duas figuras femininas em pranto, aos pés da cruz.

     Esta tela é bem representativa de período em que Flexor já evidencia a estilização que o conduziria à abstração geométrica.

Fonte: Museus Brasileiros, vol. 6, Edição Funarte, Rio, 1982.
.

 
 


VEJA IMAGENS
.

 

VISITE O BLOG DA PITORESCO