Eugênio de Proença Sigaud
1899-1979
 


000.jpg (16245 bytes)
Pilar da Ponte Rio-Niteroi (1973)

     Eugênio de Proença Sigaud, descendente de franceses, nasceu em Santo Antônio de Carangola (hoje Porciúncula), Estado do Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1899.

      Aos quatro anos de idade, transfere-se com a família para Belo Horizonte e lá desenvolve seus estudos, desde o primário até a universidade, formando-se engenheiro-agrônomo.

     Em 1921, muda-se para o Rio de Janeiro, onde ingressa no curso livre da Escola Nacional de Belas Artes, fazendo parte, nesse mesmo ano, do Movimento Modernista, precursor da Semana da Arte Moderna. A partir de então, participa de algumas exposições, gerando forte polêmica com seu estilo.

     Em 1927, retorna à Escola Nacional de Belas Artes, desta vez para estudar Arquitetura, formando-se engenheiro-arquiteto em 1932.

      Nos anos 50 foi convidado por seu irmão, o bispo-diocesano D. Geraldo, para projetar e supervisionar as obras da Catedral Metropolitana de Jacarezinho (Norte do Paraná), para onde se muda com a família, passando a desenvolver não só o projeto arquitetônico, como também o projeto de decoração e pintura, criando nova polêmica por sua concepção avançada de arte, diante de uma sociedade ainda conservadora.

     Uma boa parte da obra de Sigaud, todavia, se volta para retratar o trabalho e o trabalhador, ficando conhecido como "o pintor dos operários".

     Falece no Rio de Janeiro em 17 de junho de 1979, aos 80 anos de idade, vítima de complicações oriundas de uma trombose cerebral. (Texto de Paulo Victorino)
.

 

VISITE O BLOG DA PITORESCO